Quando me falam: "Que bom que o Marco te ajuda com o Lucca", eu sempre respondo: ele não me ajuda, ele faz o papel dele de pai, assim como eu faço o meu de mãe. A única diferença entre pai e mãe nos cuidados com os filhos é que a mãe dá o peito, porque no resto, os dois têm deveres e responsabilidades iguais em relação ao Lucca.
Ainda existe muito preconceito ou pessoas com mentalidades antigas que pensam que o pai é apenas aquele que trabalha fora para sustentar a família, enquanto a mãe cuida da casa e dos filhos. Mas isso não é mais assim. Muita coisa mudou com as novas gerações, e é importante entendermos que o papel do pai vai muito além disso.
Eu acredito que homem e mulher têm papéis diferentes dentro de casa, mas complementares. O homem é o governante, aquele que cuida, protege sua família, e a mulher deve ser amada e protegida, assim como os filhos. O papel de um pai é dar carinho, amor, estar presente sempre. Os filhos, principalmente os meninos, se espelham nos pais, imitam e copiam tudo o que eles fazem. Aqui em casa, isso é muito claro.
O pai é a figura masculina dentro de casa e precisa dar exemplo, assim como a mãe. Aqui em casa, nossos papéis são bem definidos, tanto nas tarefas de casa quanto com o Lucca, que é o mais importante. Eu exerço meu papel de mãe com todas as minhas obrigações, assim como o Marco exerce o dele com as mesmas obrigações. Somos um casal muito alinhado em relação ao Lucca, compartilhando ensinamentos e valores que acreditamos serem os melhores para educá-lo e prepará-lo para o mundo.
O Marco é um excelente pai: um homem de caráter, dedicado e exemplar. Ele ensina o Lucca, e me ensinou muito também, sobre paciência, generosidade, carinho e respeito.
E por aí, como é na sua casa? O papai faz o papel de pai ou vocês ainda pensam que o pai é quem “ajuda” a mamãe? Conta aqui nos comentários!
A maternidade fica muito mais leve quando se tem um pai responsável e presente ao seu lado e não apenas um homem para chamar de pai do seu filho.
Comments